Entenda por que o conceito de reaproveitamento de um produto ganha cada vez mais força e se torna uma nova forma de deixar o planeta mais sustentável. Atualizado em 27/09/2019
Fonte: Sebrae
Também chamado de “movimento slow fashion” ou “movimento maker”, o upcycling é uma tendência que surgiu por uma necessidade de inovação e mudança de comportamento. Apesar de ter origens nos anos 1990, o conceito chegou no Brasil recentemente, mas com grande potencial para ficar e criar raízes. Upcycling nada mais é que o processo de criar algo novo a partir de itens antigos. Ou seja, usa materiais existentes, que iriam ser descartados, para melhorar os originais. Como há muito a se reaproveitar por aí, a ideia tem sido apreciada por milhares de pessoas e ganhado inúmeros adeptos pelo mundo. O resultado final geralmente é um produto exclusivo, sustentável, feito à mão e pensado de forma consciente do início ao fim. Pensar diferente e agir conscientemente Para muitos, o upcycling vai além do reciclar: ele recria de maneira inovadora. Por isso, é considerado uma ótima oportunidade para transformar a indústria da moda. O consumidor atualmente adota discursos ecologicamente corretos, principalmente quando o assunto é relacionado à sustentabilidade. Os motivos para seguir a nova tendência são muitos, mas os principais são:
Rentabilidade: os materiais usados ou pré-existentes custam bem menos do que os já fabricados.
Criatividade: o upcycling precisa de criatividade para transformar o potencial dos materiais existentes em algo novo, bonito e único.
Sustentabilidade: evita que resíduos têxteis se acumulem em aterros sanitários, além de reutilizar o tecido para criar roupas e produtos novos, sem o uso abusivo de água, como seria para fazer uma roupa do zero.
Além disso, estimular boas iniciativas está sempre na moda, por isso algumas marcas e estilistas procuram estar sempre à frente de projetos ligados à criatividade sustentável.
Img: Vestido em upcycling vestido pelo método upycicling - site Fernanda Yamamoto.
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